Quer se trate de uma queda, de um corte ou de um ferimento, as feridas podem ser muito dolorosas e levar várias semanas a sarar completamente. Por isso, quando se trata de curar uma ferida, há uma questão a que tem de responder: é adequado deixá-la ao ar livre ou é melhor cobri-la imediatamente com um penso?


Há uma crença de que deixar uma ferida ao ar livre é a melhor forma de promover a cicatrização. Esta teoria defende que o ar ajuda a ferida a secar e a formar uma crosta, que a protege naturalmente da sujidade e das bactérias. Além disso, acredita-se que o ar promove a circulação sanguínea na área, o que acelera o processo de cicatrização.
No entanto, esta ideia nem sempre é verdadeira: em muitos casos, cobrir a ferida com um penso pode ser mais benéfico do que deixá-la ao ar livre.
Quando é preciso cobrir a ferida com um curativo adesivo?

1. Quando se encontra numa zona de grande atrito
Áreas como o cotovelo ou os joelhos devem ser protegidas com um penso em caso de lesão, uma vez que o movimento nestas partes do corpo pode impedir que a ferida feche corretamente e atrasar a cicatrização.

2. Nos casos em que haja risco de infeção
As zonas muito expostas à sujidade e que são difíceis de manter limpas durante todo o dia, como as feridas nas mãos ou nos pés, devem ser cobertas.

3. Quando a ferida exsuda significativamente
Se a ferida produzir uma quantidade significativa de exsudado, terá de ser coberta com um penso para absorver o excesso de humidade e evitar a formação de uma crosta espessa, que atrasaria a cicatrização.
Quando deixar a ferida ao ar livre?
A utilização de pensos permite proteger tanto a área afetada como a pele saudável circundante. Isto não só é fundamental para ajudar a ferida a fechar e facilitar a cicatrização, como também influencia o tempo que a ferida demora a cicatrizar.
Embora todas as feridas deixem uma cicatriz, com o tempo é comum que esta desapareça à medida que o novo tecido que se forma é substituído por pele saudável com um aspeto normal.

Quando as feridas são deixadas ao ar livre, esta substituição ocorre através da fricção. Se as feridas forem cobertas com pensos adequados e se for mantido um ambiente húmido, este processo ocorre lentamente, resultando numa cicatrização mais escondida.
Em suma, a decisão de deixar uma ferida ao ar livre ou de a cobrir com um penso depende do tipo de ferida, da gravidade da lesão, das necessidades da pele e do risco de infeção.
Se tiver dúvidas sobre como tratar uma ferida, pode sempre dirigir-se à farmácia mais próxima, que o poderá aconselhar sobre o melhor tratamento.
Produtos recomendados

Leukomed® T
Penso em película transparente para feridas superficiais e cirúrgicas.

Fixomull® transparent
Fixação transparente de dispositivos e pensos em áreas extensas, facilitando a inspeção.

Leukomed® T plus skin sensitive
Waterproof wound dressing for those with fragile or compromised skin.