O cuidado de feridas nas melhores mãos
Trate as feridas de forma rápida

Os ferimentos podem acontecer num piscar de olhos. E podem originar feridas grandes e pequenas, profundas e superficiais, simples e complexas. Mas são sempre sinónimo de sangue, risco de infeção e dor para quem delas padece. E é precisamente nisso que os primeiros socorros se devem concentrar: 

Parar as hemorragias, evitar o risco de infeção, aliviar a dor

Se considerar que um ferimento é grave, deve contactar um médico. Mas, como prestador de primeiros socorros, deve agir. A perda de sangue e a dor podem resultar em choque, e é por este motivo que a pessoa ferida deve sentar-se ou deitar-se. Em seguida, avalie a ferida.

  • Limpe cuidadosamente a ferida com água fria
  • Remova quaisquer objetos estranhos superficiais utilizando uma pinça esterilizada. Qualquer objeto mais profundo deve ser observado por um médico
  • Desinfete a pele à volta da ferida

A prioridade seguinte é parar quaisquer hemorragias, uma vez que estas são a origem dos principais perigos imediatos. Um penso adesivo é suficiente para feridas mais pequenas, mas as feridas maiores requerem a utilização de compressas esterilizadas ou de um conjunto de pensos. Deve ser colocado um penso de compressão nas feridas com hemorragia abundante.

Mas não se esqueça da sua própria segurança: se estiver a tratar uma ferida com hemorragia abundante, use luvas descartáveis para se proteger contra as infeções.

  • Kit de primeiros socorros doméstico

    A maior parte dos ferimentos ocorre em casa. As pessoas podem sofrer quedas nas escadas, cortar-se enquanto estão a cozinhar... Pelo que o melhor a fazer é ter tudo aquilo de que necessita ao seu alcance no armário de primeiros socorros.

  • Kit de primeiros socorros de viagem

    Estar doente é a última coisa que se quer quando se está de férias. Mas é fácil sofrer pequenas feridas, como cortes provocados por conchas numa praia ou escoriações durante uma escalada.

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.