O cuidado de feridas nas melhores mãos
Queimaduras: o vermelho é sinal de perigo


Quatro em cada cinco queimaduras graves ocorrem durante a prática de atividades de lazer, como quando está a fazer um churrasco ou a cozinhar, e na sequência de acidentes de trânsito. Dependendo da duração e da temperatura, o calor pode provocar graves danos na pele. As queimaduras são classificadas segundo três graus: uma queimadura de primeiro grau afeta a epiderme, as queimaduras de segundo grau danificam a pele até à derme. Uma queimadura de terceiro grau destrói toda a área da pele, incluindo os nervos e os vasos sanguíneos.

Não trate as queimaduras com tratamentos caseiros

Uma queimadura de tamanho igual ou inferior à palma da sua mão deve ser arrefecida o mais rapidamente possível, com água a uma temperatura não inferior a 15°C, durante um período de tempo não superior a 20 minutos. Por outro lado, não é aconselhável a utilização de coalhada, iogurte e óleo na pele queimada. Se a pele ficar tão danificada que ocorra a formação de bolhas, deve procurar imediatamente assistência médica; se as queimaduras cobrirem uma área de maior dimensão, deverá dirigir-se a uma unidade de saúde para que se possa proceder ao tratamento de queimaduras.

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.