O cuidado de feridas nas melhores mãos
Lacerações: ferimentos provocados por impacto

Uma laceração é provocada por um impacto físico breve e violento, por exemplo, se for atingido por um objeto ou colidir com os cantos dos móveis. A pele é mais suscetível a ruturas caso se verifique a presença de osso sob a mesma. Por vezes, é necessário suturar as lacerações, uma vez que estas podem apresentar extremidades irregulares e desgastadas, que apenas ficarão novamente unidas com dificuldade, e poderão dar origem a uma cicatriz.

Aplique um penso de compressão

Para o tratamento inicial de uma ferida, fixe um penso esterilizado para feridas em cima da mesma utilizando um penso adesivo elástico. Um penso de compressão é o penso ideal para parar uma hemorragia abundante. Enrole algumas vezes a gaze à volta do penso esterilizado e, em seguida, coloque uma ligadura enrolada em cima da mesma como uma compressa (um pacote de lenços de papel é suficiente, se necessário). Fixe corretamente também com um penso adesivo. Mas tenha cuidado: pretende parar a hemorragia e não cortar totalmente a circulação de sangue nessa parte do corpo.

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.