Por definição, qualquer ferida que danifique e provoque a rotura das camadas da pele é definida como uma ferida aberta. Mas, ferida aberta, geralmente, refere-se a uma ferida mais profunda, como uma ferida por perfuração ou mordedura, em oposição às escoriações e pequenos cortes.

Esteja atento às infeções

Se ainda permanecerem objetos estranhos na ferida, não tente removê-los: poderá provocar ainda mais danos nos tecidos. A prioridade é parar a hemorragia; se tiver dúvidas, tente parar a hemorragia evitando tocar nos objetos estranhos. As feridas mais profundas devem, em geral, ser tratadas por um médico, uma vez que existe a possibilidade de ocorrência de danos nos órgãos ou vasos sanguíneos mais profundos. Além disso, as feridas abertas são sempre suscetíveis a infeções, principalmente as feridas resultantes de mordeduras.

Nestes casos deve dirigir-se a uma unidade de saúde para que a ferida seja tratada por um profissional de saúde.

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.