As bolhas são zonas com relevo cheias de fluido sob a pele ou entre camadas de pele. Estas podem ser provocadas por queimaduras, congelamento de segundo grau ou corrosão química. Contudo, a causa mais comum é a fricção física, como a resultante do uso de sapatos novos, realização de trabalhos no jardim ou outros trabalhos manuais pesados. Nestes casos, as camadas superiores da pele ficam separadas das inferiores, dando origem a uma cavidade que se enche com fluido proveniente dos tecidos.

Como livrar-se de uma bolha

Não deve nunca perfurar uma bolha, caso contrário a ferida poderá infetar. Um penso adesivo forte irá proteger a pele contra fricção adicional. Existem pensos especializados para bolhas com camadas de gel que ajudam a bolha a cicatrizar mais rapidamente. Estes pensos para bolhas podem permanecer na pele até saírem por si próprios. Se a bolha já estiver aberta, desinfete primeiro a ferida. Posteriormente, pode também utilizar um penso para bolhas, uma vez que a compressa em gel não irá aderir à ferida com exsudado.

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.