O cuidado de feridas nas melhores mãos
O tratamento certo para as feridas é essencial

As feridas podem ter diferentes causas: ferimentos físicos, temperaturas extremas, produtos químicos corrosivos. Os tecidos podem ficar danificados ou destruídos. A função de proteção da sua pele pode também ser afetada em alguns locais e, assim, os microrganismos podem penetrar mais facilmente e provocar infeções perigosas.

Um tratamento adequado ajuda na cicatrização das feridas

É uma ferida profunda ou superficial? Como são as extremidades da ferida? A ferida apresenta exsudado ou produz pus? O modo mais adequado para tratar uma ferida depende de todos estes fatores. E o modo como a trata é essencial para o sucesso da cicatrização.

Conselhos como "uma ferida cicatriza mais facilmente ao ar livre" devem ser encarados com precaução. Todas as feridas são diferentes e devem ser tratadas de acordo com os respetivos requisitos.

  • Cortes e escoriações

    Os ferimentos mais comuns

  • Lacerações

    Ferimentos provocados por impacto

  • Feridas com infeção

    As feridas abertas correm o risco de infecção

Procure assistência médica

Um caso para contactar o médico: feridas por perfuração, principalmente devido a objetos estranhos, mordeduras e escoriações, provocadas por animais, queimaduras de grande dimensão e feridas com hemorragia abundante devem ser tratadas por um médico.